Macrodados Online é um site que oferece ampla base de dados macroeconômicos sob a forma de séries históricas atualizadas. O site oferece ainda recursos de visualização, cálculos, gráficos e exportação para outros programas. Este conteúdo não é gratuito e está disponível exclusivamente para clientes, mediante Login.

Se você não é cliente e quer conhecer as funcionalidades do Macrodados Online, visite a página test drive. Nesta página disponibilizamos gratuitamente algumas séries, que você pode acessar sem a necessidade de Login ou cadastramento.

Se você é cliente e possui um nome de Usuário e uma Senha, clique no link Login, localizado no canto superior direito desta página. Informe seus dados e clique em Ok para entrar no sistema, como mostrado na figura abaixo :

Se você perdeu ou esqueceu seus dados de Login, clique em Esqueci meus dados. A seguir informe o e-mail que consta do seu cadastro e clique em Ok. Você irá receber um e-mail com seus dados para Login neste endereço.

Clicando em Quero me tornar cliente você será conduzido a uma página com informações sobre as modalidades de acesso disponíveis. Clique no link da Loja Virtual para comprar acesso e se tornar cliente.

Uma vez feito o Login, você já poderá navegar por todas as seções do site. Para encontrar os dados que você precisa, use um dos procedimentos abaixo :

Pesquisando por palavra-chave

Digite uma palavra no campo Localizar e clique no botão (ou tecle Enter).

As séries localizadas são mostradas na janela da direita, como na figura abaixo.




Pesquisando por tópicos

Com a opção Tópicos marcada, navegue nos tópicos da janela da esquerda. Clique em um tópico para abrir os sub-tópicos a ele associados.

Os sub-tópicos cujos símbolos são azuis são links para séries. Clique nestes links para ver, na janela da direita, as séries correspondentes. A figura abaixo mostra uma pesquisa no tópico PIB Anual - IBGE.



Pesquisando por fontes

Com a opção Fontes marcada, clique em uma das fontes disponíveis na janela da esquerda para ver as séries associadas, na janela da direita.

A figura abaixo mostra as séries associadas à fonte Banco Central da Argentina.


Uma vez localizadas as séries de interesse, você pode selecionar um grupo de séries para visualização ou exportação, como mostrado a seguir.


Visualizando

Marque as séries desejadas clicando nos símbolos que ficam à esquerda dos nomes das séries, como mostrado na figura abaixo.

É possível marcar ou desmarcar todas as séries clicando-se no primeiro símbolo da lista, à esquerda da palavra Código.

Se a opção estiver marcada, será mostrado todo o intervalo disponível para as séries selecionadas.

Para visualizar apenas uma parte do intervalo das séries, informe abaixo deste campo a data inicial e a data final desejada, respeitando os formatos abaixo :

Mensais : mm/aaaa Anuais : aaaa Quadrissemanais : qq/mm/aaaa
Trimestrais : tt/aaaa Diárias : dd/mm/aaaa  

Com as séries de interesse selecionadas, clique no botão , que fica na parte inferior desta janela, para visualiza-las nesta página, como mostrado na figura abaixo.

Neste ponto é possível navegar nas páginas da visualização (Primeira, Anterior, etc.) , exportar as séries (veja instruções abaixo), ou alterar o número de casas decimais dos valores.


Exportando

Com as séries selecionadas, clique no botão para exportar no formato XLS (Excel), ZIP ou CSV.

Se a opção estiver marcada, será exportado todo intervalo disponível para as séries selecionadas.

Para exportar apenas uma parte do intervalo das séries, clique nos ícones de calendário para informar a data inicial e a data final desejada.

Para alterar o formato do arquivo a ser exportado, selecione o formato desejado clicando no símbolo , que fica à esquerda do botão Exportar. Existem vários formatos disponíveis : XLS, ZIP e CSV com três tipos de separador. Caso seja escolhido o formato XLS, será possível salvar ou abrir a planilha diretamente no Excel.


Fazendo gráficos

Para visualizar séries selecionadas em um gráfico clique no botão .

Se a opção estiver marcada, será exportado todo intervalo disponível para as séries selecionadas.

Para exportar apenas uma parte do intervalo das séries, clique nos ícones de calendário para informar a data inicial e a data final desejada.


O gráfico pode mostrar até no máximo 4 séries, mesmo que mais séries sejam selecionadas. A figura abaixo mostra um exemplo de gráfico :




Aplicando cálculos

Para aplicar cálculos a séries da base de dados, selecione as séries desejadas e escolha um dos cálculos disponíveis, como mostrado na figura abaixo. A seguir clique em Visualizar, Exportar ou Gráfico.


Visualizando a documentação


Clique em um ícone da coluna Doc. para abrir uma nova janela com informações adicionais.

A nova janela mostra o código da série e a sua fonte. Clique no link da fonte para abrir a página correspondente :



Usando listas personalizadas

Se você costuma consultar as mesmas séries com frequência, é possível criar uma lista personalizada de modo que você não precise selecionar as mesmas séries a cada vez.

Para usar este recurso, após selecionar as séries de interesse clique em .

Será solicitado um nome para a lista ou, caso você já possua alguma lista criada anteriormente, poderá escolher em qual lista deseja inserir as séries, como mostrado abaixo :

Da próxima vez que fizer Login no sistema, a sua última lista criada será mostrada automaticamente. Assim basta clicar nas séries de interesse e depois em Visualizar ou Exportar.

É possível renomear listas, excluir séries ou remover listas, como mostrado na figura abaixo.